Meus seguidores

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Descrição dos termos utilizados na computação


A professora iniciou a aula perguntando se agente conhecia os termos  do computador, como a maioria tinha duvida ela começou a descreve-los e solicitou que os alunos estudassem mais sobre o assunto em questão.


Abaixo descrição dos termos utilizados na computação:

                    Hardware

      Toda e qualquer parte física que compõe um computador. Ex: CPU, memória e periféricos.

                     Software

       Parte lógica de um sistema computador. São os programas e sistemas contidos num determinado computador. Ex: Sistemas Operacionais, Aplicativos/Utilitários, Linguagens de Programação.

                    Peopleware

       Todas as pessoas que trabalham diretamente com informática. Ex: Analistas de Sistemas, programadores, operadores, digitadores, Engenheiros, Médicos, Professores, qualquer pessoa que utilize a informática no seu dia-a-dia como ferramenta de trabalho.

        CPU

      A Unidade Central de Processamento UCP (Central Processing Unity - CPU) é considerada o cérebro da máquina.

      Responsável pelo processamento e execução dos programas armazenados na memória.

      As principais funções da CPU são: busca, análise e execução.

      Formada pela ULA - Unidade Lógica e Aritmética, responsável pelos cálculos matemáticos e pelas operações lógicas, e pela UC - Unidade de Controle, responsável pelo controle e administração da ULA, memória e periféricos.

        Memória
      
      Componente dotado da capacidade de reter, armazenar e recuperar informações sobre as quais serão efetuados os cálculos, resultados parciais produzidos pela ULA, ou instruções detalhadas para manipular estas informações.

        Periféricos

      Dispositivos que ligam o computador ao meio externo e vice-versa. São meios através dos quais as informações são enviadas ou retiradas dos computadores.

        Sistema Operacional

       “Um sistema operacional é um programa que age como um intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. Seu propósito é prover um ambiente onde o usuário possa executar programas de forma conveniente e eficiente.”

        Navegação em hipertexto (HTTP)

           As buscas na Internet podem se dar por textos pré-cadastrados ou pelo conteúdo das páginas. (Yahoo – www.yahoo.com.br ou Google – www.google.com.br )
            Outro fator facilitador foi o de que a linguagem de hipertexto utilizada na internet é extremamente simples. Ela é chamada HTML (Hiper Text Markup Language)
            Os elementos principais são o texto, a marcação/formatação e as ligações ou links.

           Existem diversas ferramentas para criação de páginas (FrontPage, etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário