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segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC

Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC

Com o advento e popularização dos computadores onde é cada vez maior a quantidade de pessoas conectadas principalmente na internet, estamos vivendo a era da informação e da comunicação. As informações circulam pela internet também chamada de ciberespaço numa velocidade antes nunca vista e com alta confiabilidade onde uma mensagem atravessa o mundo em questões de segundos, interligando pessoas do mundo todo criando uma linguagem própria onde nações que falam diferentes idiomas se comunicam sem que um indivíduo domine a língua do outro.
Esta mudança radical que influencia a escrita e a oralidade é um  grande desafio para a educação escolar.

Virtualidade:

Mesmo antes das TIC´s a virtualização já existia em forma de memória, conhecimento, religião, imaginação o que fazia com que a presença já não fosse tão imprescindível, mesmo antes do advento da informatização e das redes digitais.
Entende-se como virtual a ilusão, ausência de existência, algo inapreensível, ao contrário do real que significa algo tangível, material.
Para os educadores é de vital importância compreender o virtual e o real haja visto a educação estar ligada ao movimento de aperfeiçoamento dos seres humanos com os processos de aprendizagem, conhecimento e imaginação.
As quatro categorias segundo Lévi(1996), são:virtual, atual, possível e real- a relação possível/real fica no pólo das substâncias, enquanto a relação atual/virtual abrange os acontecimentos.
Diante de tantas mudanças de tantos avanços tecnológicos o processo educativo precisa fazer com que estas mudanças sejam profundas buscando a essência do ser humano e a sua inserção profunda nestas mudanças em todos os aspectos do ser.

Hipertextualidade:

O hipertexto é uma forma de organização de indexação de informações exemplos são a internet os cd-rom ou seja dispositivos de armazenamento de dados e informações de grande capacidade de memória onde podem ser armazenados textos, filmes, fotos, gráficos, sons ou seja as multimídias.
Segundo Lévy (1993, p. 25-26), o hipertexto apresenta como características seis princípios: 1) Metamorfose- uma rede hipertextual está em constante construção e renegociação. 2) Heterogeneidade – o hipertexto comporta a associa de todas as formas imagináveis uma gama de elementos, os mais variados possíveis(imagens, sons, palavras, sensações, modelos, conexões logicas, pessoas, grupos, artefatos, mensagens multimídia, , multimodais, analógicas, digitais). 3) Multiplicidade e encaixe das escalas – o hipertexto se organiza de modo “fractal”, ou seja qualquer nó ou contexto pode revelar-se como sendo composto por toda uma rede, indefinidamente. 4) Exterioridade – a rede não possui unidade orgânica nem motor interno, sua composição e recomposição permanente dependem de um exterior indeterminado (adição de novos elementos, conexões com outras redes, excitação de elementos terminais). 5) Topologia no hipertexto tudo funciona por proximidade, por vizinhança; o curso dos acontecimentos é definido pelos múltiplos caminhos trilhados. 6) Mobilidade dos centros – a rede não tem um centro, possui diversos centros, moveis, que saltam de um nó a outro, num constante configurar e reconfigurar de mapas.
A facilidade com que pessoas trocam informações e conhecimentos por toda parte faz com que o hipertexto seja um divisor de águas entre a comunicação massiva e a comunicação interativa. Por poder ser socializado, discutido, modificado e melhorado a utilização do hipertexto tornou-se indispensável nos sistemas educacionais.

Interatividade:

O termo interatividade surgiu, de acordo com Silva (2000, p.84-87), no contexto das críticas aos meios de comunicação e tecnologias unidirecionais, que teve início na década de 70.
Muitos confundem interação com interatividade para uns,  interatividade é simplesmente uma troca, o que é um conceito muito superficial para a sua abrangência.
Interação é um conceito antigo enquanto interatividade é um conceito bem mais recente.
Na interação existe a presença de um emissor e de um receptor que pode se dar de forma unilateral como é o caso da TV, imprensa etc. ou de forma de reciprocidade como é o caso da troca de correspondências postal ou eletrônica. Em ambos os casos temos uma situação em que a mensagem não pode ser alterada em tempo real o que faz o sistema linear e fechado.
Na educação esta relação acontece como, por exemplo, em uma sala de aula em que o professor é o emissor e os alunos são receptores. Mesmo havendo uma interação esta ocorre de forma ordenada, ou seja, cada aluno tem que esperar a sua vez para falar não podendo interromper o professor ou outro aluno que esteja se expressando naquele momento, muitas vezes quando chega sua vez de falar já não tem a mesma força a mesma potência que teria antes.
Em um ambiente de interatividade possibilitado pelo hipertexto, computadores, redes de computadores, há uma liberdade de expressão maior não necessitando aguardar a vez para falar. Não há mais separação entre emissor e receptor todo emissor é um potencial receptor e todo receptor é um potencial emissor. Todos podem se expressar e também saber da opinião dos outros aleatoriamente sem necessitar aguardar a vez para falar o que para o ambiente educacional é de grande valia, pois isto pode ser feito a qualquer hora de qualquer lugar permitindo aos estudantes e professorres um aprendizado mais rápido e mais dinâmico, como exemplo o blog.



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